Os múltiplos objetivos são uma forma diferente de enxergar o patrimônio que você investe com a Magnetis.

Essa estratégia traz mais qualidade para a experiência que a maioria das pessoas tem com investimentos. 

Vale destacar também que ela é inédita para o grande público no Brasil e a Magnetis é a primeira fintech a oferecer essa tecnologia no país.

Confira a seguir um tutorial completo sobre como configurar seus objetivos e veja na sequência as principais perguntas e respostas sobre o tema:

1 - Como funcionam os Múltiplos Objetivos?

Primeiro, você define suas metas: reserva de emergência, comprar imóvel, renda complementar na aposentadoria e outros exemplos.

Em seguida, você define a ordem de prioridade para esses objetivos: primeiro o imóvel, depois a aposentadoria e assim por diante.

Na sequência, a Magnetis calcula quanto você precisa ter para alcançar cada um dos objetivos que você definiu.

Por fim, a cada nova aplicação que você faz, a Magnetis distribui o dinheiro conforme a melhor chance que você tem para alcançar cada um dos seus objetivos.

Vale lembrar que sempre respeitamos a ordem de prioridade que você escolheu para cada um deles.

2 - Existe algum padrão para criar os objetivos?

Não, você pode começar por onde quiser.

Em nossos estudos, identificamos que os objetivos mais comuns das pessoas estão ligados a Reserva de Emergência e renda mensal na aposentadoria. Por isso, recomendamos que você tenha pelo menos dois objetivos nessa linha. No entanto, a decisão final cabe a você.

3 - Eu posso editar meus objetivos? Preciso falar com a consultoria?

Sim, você pode editar seus objetivos a qualquer momento diretamente pelo app da Magnetis. A alteração não está disponível no site.

Você pode editar o nome dos seus objetivos, o valor e até o momento em que quer atingir suas metas.

4 - Tenho um objetivo que já está 10% concluído. Eu consigo transformá-lo em outro completamente diferente?

Sim, você pode. O ideal é que você tenha objetivos que reflitam a sua realidade. Se alguma condição mudar na sua jornada, nós faremos tudo o que for preciso para colocar você no caminho para atingir suas metas.

5 - Posso ter objetivos com diferentes níveis de risco?

Não. Nós pesquisamos bastante sobre qual seria a melhor maneira de investir por objetivos e chegamos à seguinte conclusão:

é melhor ter apenas um único perfil de risco e uma única carteira para gerenciar seus objetivos pois, na verdade, o seu patrimônio é um só. Os objetivos são apenas uma forma de visualizar o seu dinheiro

Ainda que as pessoas tenham o hábito de separar seu dinheiro em "caixinhas mentais", é mais eficiente centralizar a gestão do patrimônio e otimizá-la para todos os objetivos ao mesmo tempo.

Isso permite, inclusive, que a rentabilidade de um objetivo mais adiantado ajude os outros a avançarem mais.

Além disso, com base nos seus objetivos, a Magnetis consegue entender qual é o melhor caminho para cumprir o seu plano.

6 - Posso mudar a ordem de prioridade dos meus objetivos?

Sim, é possível. Ninguém melhor do que você para entender quais são os seus objetivos. E ninguém melhor do que a Magnetis para entender qual é a melhor forma de alcançá-los ;-)

Hoje ainda não temos essa possibilidade dentro do app. É preciso entrar em contato como o nosso time de consultoria para solicitar essa alteração. Mas em breve, ela também estará 100% disponível no app (não será possível editar no site).

7 - Qual é a lógica que a Magnetis usa para calcular meus objetivos?

Ao configurar seus objetivos, você precisa dizer em qual data pretende concluí-los.

A partir daí, fazemos um cálculo que diz o quanto você precisa ter investido hoje para alcançar suas metas no prazo determinado.

Assim, toda vez que você faz uma nova aplicação, o dinheiro é distribuído para os seus objetivos conforme:

a) a ordem de prioridade que você definiu;

b) o valor necessário hoje para que, à medida que sua carteira for rendendo, você consiga atingir suas metas no futuro (o chamado valor presente do objetivo).

Caso seu objetivo principal esteja em dia, cada nova aplicação será contabilizada dentro dos demais objetivos de acordo com a ordem definida.

8 - Reserva de emergência: por que minha carteira só tem renda fixa?

A reserva de emergência tem uma característica diferente dos seus demais objetivos: ela precisa estar investida em aplicações sem muita oscilação e precisa estar disponível a qualquer momento.

Quando você define a reserva como prioridade, cada nova aplicação será direcionada para ela. Só depois que ela estiver preenchida é que os demais objetivos serão priorizados.

Por isso, em um primeiro momento, as aplicações serão direcionadas para renda fixa até o mínimo suficiente para cobrir a sua reserva.

9 - O que acontece quando eu concluo um objetivo?

Após a data de conclusão do seu objetivo, o seu segundo objetivo passa a ter mais destaque.

A partir daí você pode sacar o valor correspondente ao objetivo concluído, ou pode mantê-lo aplicado por mais algum tempo.

Nesse último caso, o valor fica aplicado em ativos de renda fixa com alta liquidez para que você possa dispor do dinheiro a qualquer momento.

Encontrou sua resposta?