Posso resgatar títulos de renda fixa antes do vencimento?

Os títulos privados de renda fixa, como CDB, LCI, LCA e LC, possuem uma data de vencimento. Isso significa que, originalmente, eles só podem ser resgatados nessa data.

No entanto, existe a possibilidade de fazer o resgate antecipado desses títulos no chamado mercado secundário. Esse procedimento envolve encontrar um comprador para os títulos que você deseja vender.

Como esse mercado não possui tanta liquidez, geralmente essa venda antecipada é feita para o próprio emissor do título. Dessa forma, é esse emissor quem determina o prazo para a venda e o valor que ele pagará por esse título.

Geralmente, esse valor acaba sendo o patrimônio investido, sem a rentabilidade. No entanto, há situações em que esse valor é até menor: tudo depende da liquidez nesse mercado e das condições que o emissor tem de pagar o valor solicitado antes do prazo combinado para o resgate.

É por isso que sempre recomendamos que você mantenha os seus títulos de crédito privado até o vencimento, a não ser em situações de emergência. Essa é a única forma de garantir que você receberá a rentabilidade que foi estabelecida inicialmente.

Vale lembrar que essa rentabilidade pode ser prefixada (um valor determinado) ou pós-fixada (baseada em algum indicador do mercado, geralmente o CDI).

Escrito por Magnetis Investimentos

Atualizado há 2 dias atrás

Encontrou sua resposta?