PGBL ou VGBL, qual modelo de previdência escolher?

O que é PGBL?

PGBL é a sigla para Plano Gerador de Benefício Livre. Trata-se de um plano de previdência cujo principal benefício é a possibilidade de dedução do Imposto de Renda da sua base de cálculo anual. Assim, quem investe em PGBL e faz a declaração completa do IR pode deduzir até 12% da renda tributável.

Outra característica importante do PGBL, e que o difere do modelo VGBL, é a forma como o imposto incide sobre a aplicação: o IR é aplicado sobre o valor total do investimento (capital + rendimentos). Esse imposto é retido na fonte no momento do saque.

Esse tipo de plano é o mais recomendado para quem declara Imposto de Renda pelo formulário completo.

O que é VGBL?

VGBL é a sigla para Vida Gerador de Benefício Livre. É atualmente o tipo de plano mais vendido no mercado de previdência no Brasil.

Um dos principais diferenciais do VGBL é a forma como os recursos são tributados: os impostos incidem apenas sobre o lucro do investimento no momento do resgate. Outra vantagem interessante é que o VGBL, assim como o PGBL, não entra em inventário e não está sujeito ao imposto sobre herança (o chamado ITCMD).

Assim, ele funciona de forma semelhante a um seguro de vida: a pessoa escolhe seus beneficiários no momento da contratação do plano.

Este modelo é o ideal para quem declara IR simples, ou quem declara o formulário IR de forma completa e quer contribuir com mais do 12%.

Tanto o PGBL quanto o VGBL podem ser compostos por aplicações de renda fixa ou de renda variável.

Além da escolha do seu modelo de previdência, é importante entender qual modelo de tributação é o mais indicado para você. Confira mais informações aqui.

 

👉 Invista no seu futuro e traga a sua Previdência Privada para a Magnetis

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por chat ou pelo e-mail [email protected]

Escrito por Magnetis Investimentos

Atualizado há 1 mês atrás

Encontrou sua resposta?