O que são e como os Criptoativos passam a ser alocados nas Carteiras Magnetis?

A partir de dezembro de 2020, as Carteiras Magnetis 2, 3, 4 e 5 passaram a ter uma porcentagem de Criptoativos em suas composições. Aqui você encontrará todas as informações necessárias sobre este assunto!

O que são criptoativos?

Os criptoativos são ativos virtuais, protegidos por criptografia. Eles estão presentes exclusivamente em registros digitais, cujas operações são executadas e armazenadas em uma rede de computadores.

Esses ativos surgiram com a intenção de permitir que indivíduos ou empresas efetuem pagamentos ou transferências financeiras eletrônicas diretamente a outros indivíduos ou empresas, sem a necessidade da intermediação de uma instituição financeira. Tal propósito serviria – inclusive – para pagamentos ou transferências internacionais.

Os criptoativos são a representação digital de valores transacionados eletronicamente, protegidos por criptografia. O exemplo mais conhecido são as criptomoedas, como o bitcoin.

Por que faz sentido a Magnetis investir em Criptoativos?

Estamos sempre atentos às mudanças de mercado e às oportunidades de melhorar a diversificação do portfólio dos clientes, que tem como objetivo compor uma carteira com ativos de diferentes características. Dessa forma, optamos por incluir criptoativos nas carteiras pelos benefícios que eles oferecem aos clientes.

O HDAI é um índice que foi construído considerando o tamanho e representatividade dos criptoativos, ou seja, foi usado o critério de market capitalization para definir o tamanho que cada ativo terá dentro do índice – esse mesmo critério é utilizado na construção de diversos outros índices no mercado financeiro.

Com essa estratégia, a chance de ganhos é grande, enquanto o risco de perdas será pequeno, uma vez que esperamos melhorar o retorno das carteiras sem aumentar significativamente o risco, já que a alocação representará uma pequena parcela da alocação total.

Quais são os detalhes desta novidade?

Utilizaremos a Hashdex, gestora especializada em criptomoedas, fundada em 2018 no Rio de Janeiro.

Para garantir uma maior eficiência de custo, nosso fundo (Magnetis Diversificação Ações) fará a alocação diretamente no veículo internacional da Hashdex, que replica a carteira do índice HDAI.

Como é a regulamentação no Brasil e no mundo?

Os criptoativos, especialmente quando criados para realização de pagamentos ou transferências financeiras, como é o caso do Bitcoin, não são emitidos, controlados, garantidos ou regulados por qualquer autoridade monetária. Isso significa que eles compõem um universo totalmente separado das moedas oficiais, como o dólar ou o real.

No entanto, apesar dos criptoativos serem descentralizados, o HDAI é negociado na Nasdaq.

Quais os benefícios em ter esse tipo de ativo na minha carteira? Qual o potencial de ganho deste fundo?

Um dos principais benefícios é a diversificação que traz para as carteiras, além de rendimentos promissores: até agosto deste ano, de acordo com levantamento feito pelo BeInCrypto, alguns desses produtos financeiros tiveram rentabilidade superior a 100%.

Criptoativos possuem uma baixa correlação histórica com outras classes de ativos, isto é, têm características bem distintas. Por isso, ao adicionar criptoativos em uma carteira, investidores tendem a ter um retorno ajustados ao risco maior.

Qual é o percentual deste ativo na minha carteira?

Depende de qual carteira e do perfil de risco que você tem na Magnetis:

  • Risco 1: 0%
  • Risco 2: ~0,45%
  • Risco 3: ~.0,90%
  • Risco 4: ~1,34%
  • Risco 5: ~2,02%

Se eu quiser aumentar o percentual deste fundo na minha carteira, é possível?

Nesse momento não é possível. Alocamos esta classe de ativo de forma a respeitar o seu perfil de risco e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Existe a possibilidade de não ter Criptoativos na minha carteira?

Pode ficar tranquilo(a)! A Magnetis alocou os Criptoativos de acordo com o seu perfil de risco, o que faz com que seu risco seja muito reduzido.

A classe de criptoativos foi incluída no Fundo Magnetis Diversificação Ações e não é possível excluir apenas esses ativos. Mas não se preocupe: a alocação é feita sempre de acordo com o seu perfil de risco e objetivos, o que faz com que seu risco seja muito reduzido.

Quando os criptoativos entrarão na minha carteira?

A partir de dezembro de 2020 já passará a fazer parte das carteiras. Você poderá acompanhar pelo nosso app, na classe “Criptoativos”.

Será necessário fazer um novo aporte para começar a investir no fundo de criptoativos?

Não é necessário fazer novos aportes, estará automaticamente disponível em sua carteira (riscos 2 a 5).

Qual o risco em ter este tipo de ativo na minha carteira?

Da mesma forma que outros ativos de renda variável, existe o risco de mercado, ou seja, risco de volatilidade nos preços dos criptoativos, mas por se tratar de uma classe de ativos relativamente nova, a volatilidade costuma ser bastante elevada. Por esse motivo, inicialmente a alocação será em um percentual bem pequeno.

Não tenho certeza dos benefícios em ter este fundo na minha carteira. Pode me explicar quais são?

  • Diversificação: Por ser uma classe descorrelacionada das demais, a inclusão de criptoativos melhora o retorno do portfólio sem aumentar significativamente o seu risco.
  • Relação risco-retorno: Oferece potencial de ganhos expressivos, colocando em risco apenas um pequeno % do patrimônio. Trata-se de uma classe de ativos relativamente nova, com enorme potencial de valorização no médio e longo prazo caso tenha sucesso, enquanto o risco de perdas é reduzido por representar uma pequena porcentagem da carteira.

Existe a possibilidade do fundo não performar como o esperado? Como a Magnetis irá acompanhar os resultados?

A revisão da seleção de ativos que compõem nossas carteiras e o rebalanceamento dos seus pesos relativos são realizados constantemente pela equipe de gestão com base no resultado do nosso algoritmo de otimização de portfólio.

Caso a classe “criptoativos” eventualmente passe a não representar mais um ganho de diversificação significativo para o portfólio global, a alocação pode ser reduzida e/ou descontinuada.

Qual o potencial de ganhos deste fundo?

Criptoativos são o mecanismo de incentivo de redes blockchain. À medida que a demanda dos serviços propiciados por essas redes crescer, seus respectivos criptoativos tendem a apreciar em valor. Dado que todas essas redes são ainda incipientes, possuem interessante potencial de retorno.

Preciso me preocupar com a possível volatilidade (altas e baixas) do fundo?

Ativos de renda variável sempre terão o risco de mercado, isto é, risco de volatilidade nos preços dos ativos de criptoativos. Como essa é uma classe de ativos relativamente nova, sua volatilidade costuma ser alta. Por esse motivo, inicialmente a alocação será em um % bem pequeno.

Por exemplo, no caso de uma carteira Risco 3, com alocação em criptoativos em torno de 0,90% do portfólio, a perda máxima, no pior dos cenários, seria de -0,90%.

Quais são os impostos aplicados neste ativo?

A alocação será feita através do Fundo Magnetis Diversificação Ações, portanto, a tributação dessa parcela da carteira está sujeita a tributação de renda variável. Além disso, há o imposto de renda de 15% sobre o ganho de capital na ocasião do resgate.

Qual é a liquidez dessa classe de ativos?

A alocação em criptoativos será realizada através do Fundo Magnetis Diversificação Ações, a liquidez é D+2.

Exchanges podem sumir com o dinheiro dos clientes?

A posição nos criptoativos que compõem o HDAI não fica custodiada em exchanges. As chaves são custodiadas por empresas estrangeiras “best-in-class” em segurança, todas com seguro, e reguladas em suas respectivas jurisdições.

Estes custodiantes implementam processos sofisticados para evitar ataques de hackers e outros criminosos. Os ativos são transferidos diariamente para estas soluções seguras de armazenamento que são desconectadas da internet (cold storage). Isto significa que não são mantidos nenhuma quantidade significativa de ativos em bolsas (exchanges) ou em hot wallets, que geralmente são o foco de hackers.

Existe um perfil de investidor para cada tipo de criptoativo?

Assim como na parcela de “Ações Brasileiras” e “Ações Internacionais”, não selecionamos ativos individuais para compor a carteira de criptoativos. O HDAI é um índice que foi construído considerando o tamanho e representatividade dos criptoativos no mercado.

Escrito por Magnetis Investimentos

Atualizado há 10 meses atrás

Encontrou sua resposta?